segunda-feira, 23 de abril de 2012

O GOSTO AMARGO DA DECEPÇÃO......

NOVA CCS/BS-XEREM - Transcorrido mais um aniversário da nossa BRASÍLIA, percebemos que nem tudo foi festa e alegria nos dias de comemorações do tal evento. Muitas cenas nos jornais e noticiários de  TVs, Rádios e Revistas. Shows dos mais diversos artistas e bandas, muito colorido animando ainda mais as lindas praças e ruas largas da Capital Federal.  Mas pensar que o grande Criador daqueles prédios e palácios , da Grande Praça dos Três Poderes, sente-se amargurado pelo triste destino de sua grande Obra, talvez a maior e mais conhecida. A foto e o texto que vem abaixo da mesma dizem  bem o estado de espirito do extraordinário artista da arquitetura , OSCAR NIEMEYER. Pela feição de pouca alegria e nenhum entusiasmo, e pelo teor da frase que proferiu durante a entrevista a uma importante revista. NIEMEYER conta de sua decepção por Brasilia dos ultimos tempos. Apenas notícias de falcatruas, corrupção, conchavos, desvios de verbas que nunca chegam aos locais que constam dos empenhos oficiais.
E é para lá que vãos os presos da polícia federal que foram surpreendidos por suas ações nada nobres.
Quer dizer, àquela população bonita, simples , de gente  que adora construir coisas  boas para melhorar ainda mais o que já é lindo, junta-se agora habitantes pouco recomendáveis até à mais ralé das pocilgas.
Bem disse ele da escolha do formato do Plano Piloto de Brasília que sugere a forma de um avião.
Pelo que andam fazendo por e com sua Brasília, esta deveria ter o formato de um Camburão. 
Uma pena mesmo o querido artista do  concreto chegar à essa conclusão, agora a caminho de comemorar 103 anos, senão me falha a memória. 
Fique frio, NIEMEYER, porque na mente dos Reservistas do BGP , a Brasília que lembramos é aquela em que a Av. W3 era o principal centro comercial da Cidade, sem semáforos, cruzamentos, predios residenciais de um lado, prédios comerciais e de escritórios de outro. Na nossa Brasilia de 62,63,64,65, nem Torre de TV tinhamos. Nossos pontos de diversões eram outros. Não havia shoppings, a Catedral ainda estava inacabada.Mas ali  na W3, na Rodoviária do Plano Piloto, fervilhavam as emoções, os encontros, as chegadas e partidas de onibus, que levavam e traziam pessoas que adoravam aquela linda cidade a pouco inaugurada.
Hoje o progresso tornou a cidade mais colorida, mais iluminada, seu entorno já não é mais o descampado verde e marrom.Várias cidades foram criadas e hoje são habitadas às centenas de milhares de pessoas.
Até um Metrô temos lá, Niemeyer, para facilitar o ir e vir da população de sua cidade. 
Shoppings à vontade. Tudo para tornar mais atrativa Brasilia aos turistas que lá chegam dos quatro cantos, via terra e ar.
O que atrapalha é o povo que habita aqueles palácios dos poderes. Que são muito mais que três.!!!!
Mas, mesmo com estas nuvens cinzentas pairando sobre Brasília, ainda assim, adoramos ela. E em todos os Junhos e Julhos, enquanto eu e meus companheiros de BS estivermos vivos, tomaremos nossos onibus e carros e para lá iremos. Para no BGP comemorarmos o aniversário do mesmo e de quebra visitarmos e revermos sua grande obra. Um abraço NIEMEYER e companheiros de BATALHÃO DA SAUDADE. 
XEREM - BATALHÃO DA SAUDADE DE ARARAQUARA =23/ABRIL/2012-2ª feira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário